The Flash – Acampamentos

             Idéia passada pelo Chefe Ernesto Roth de eventualmente realizar-se acampamentos surpresas, onde os jovens chegam desavisadamente para a reunião no sábado e são comunicados que haverá um acampamento, devendo estar com tudo pronto em duas horas. Usualmente o anúncio é feito por cartas-prego entregues na cerimônia de bandeira, no início da reunião. Obviamente, grupos escoteiros localizados em grandes centros urbanos talvez não possam desenvolver este tipo de atividade, por diferentes motivos impostos pelas grandes cidades.

           A carta-prego contém as instruções básicas, como horários de chegada e saída, autorizações e local, que deverá ser próximo, dadas as particularidades do evento. Também recomendamos que pelo menos os monitores tenham boa experiência de acampamento, caso contrário a atividade pode ser frustante. Em outras palavras, recomendamos escolher um momento adequado para a aplicação, quando a chefia percebe uma boa dinâmica em acampamentos anteriores e pode presentear a tropa com um acampamento extra que não consta no calendário. Decididamente, não recomendamos para tropas novas. Outro ponto a salientar é que o planejamento desta atividade é ainda mais trabalhoso que de acampamentos normais, exigindo ainda mais dedicação da chefia para que tudo transcorra bem e sem surpresas para os chefes.

            O objetivo é criar um clima de expectativa constante, do tipo “esteja preparado” (Be prepared).  Resolvemos adotar a idéia e hoje é uma tradição na tropa de escoteiros do grupo e as vezes empregada na tropa sênior. Não mais que uma vez por ano é realizado um acampamento The Flash para não virar rotina. Já aconteceu de meninos não estarem na reunião e aparecerem para o acampamento, duas horas depois do anúncio.

            Este nome surgiu da idéia de algo moderno, que traduzisse a idéia fundamental da coisa, que é resolver as situações no menor tempo possível, exigindo planejamento instantâneo. Quando aplicamos a idéia pela primeira vez, estava entrando em cartaz o filme The Flash, sobre o super-herói que tem a velocidade da luz e adotamos o nome.

            Aqui um pouco de história do GE Chama Farroupilha, para preservar a memória: O primeiro The Flash foi em 27 e 28 de março de 1993, na Granja das Figueiras, em Triunfo,  e além dos chefes Mauricio Volkweis e Mateus Freitas, estavam os escoteiros da patrulha Leão, Daniel Campos de Souza, Vinícius da Cruz de Paula, José Mário Marques Arbiza, Elzo Giacomelli Júnior; da patrulha Lobo estavam Marcelo Odorizi, Rafael Costa, Welkson Dalbem Stropper, Vagner Pinheiro Machado e Ingo Barros; Patrulha Águia representada por Geleovir Freitas, Willyann Dalbem Stropper, Diego Garcia Kundzin, Vinicius Lima Goldani e Guilherme Galarça Radin.

             Algumas variações também foram feitas, como o 4º. The Flash que foi um acantonamento e o 5º. The Flash, em 10 de julho de 1999, que foi somente um jantar, mas sempre seguindo os dois fundamentos básicos desta atividade que são a surpresa, portanto o segredo entre os adultos é obrigatório, e a exigência de planejamento rápido das patrulhas. O último foi realizado em novembro de 2011.

About mrvolkweis

Escoteiro no Grupo Escoteiro Chama Farroupilha 183 RS.

Posted on 19 de Janeiro de 2012, in Filosofia do movimento, Histórias do Chama Farroupilha and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 4 comentários.

  1. welkson dalbem stropper

    Nossa, muito bom saber que ainda hoje existem arquivos desses acampamentos que foram realizados, mal lembrava que havia participado do primeiro, foi uma honra. Parabens por guardarem essas “reliquias” afinal ja fazem quase 20 anos.
    Welkson Stropper

  2. welkson dalbem stropper

    Ha, mais uma coisa, sera que o chefe Mauricio tem alguma foto desse primeiro acampamento?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: