Boas Notícias

          Recentemente, são muitas as boas notícias envolvendo os Escoteiros do Brasil e se têm muitas razões para otimismo e celebrações. Algumas merecem ainda mais destaque como o crescimento do efetivo, o final da atualização do Programa Educativo com as publicações do ramo Pioneiro (18 a 21 anos), o Jamboree Nacional, Curso Dirigente de Grupo Escoteiro à Distância e a publicação do Manual de Reconhecimento.

          Em 16 de abril, o chefe Altamiro Vilhena, membro do Conselho de Administração Nacional dos Escoteiros do Brasil, partilhou em seu blog (http://altamironocan.wordpress.com) as seguintes informações: “Em 31 março o contingente da União dos Escoteiros do Brasil se encontrava 39% acima do que apresentávamos na mesma data em 2011. Três Regiões já ultrapassaram o total de registros de 2011: Amazonas, Alagoas e Tocantins. O Pará e o Amapá já duplicaram o número de registros em relação a março de 2011 e logo devem atingir o contingente de 2011. Mantendo o número de registros, São Paulo já deverá chegar a 10 mil associados até o final de abril. A maior parte das Regiões apresentam maior número de registros do que na mesma data em 2011. Apenas quatro regiões, duas no norte e duas no nordeste mantém-se com números em declínio. É importante que a Diretoria Nacional foque estas regiões com vistas a reverter este quadro.”

          Estamos crescendo muito, finalmente retomando a curva ascendente que foi a marca a partir de meados dos anos 1990 e que foi interrompida, quando se experimentou uma grande evasão e dificuldades enormes de crescimento. Parece que finalmente a página foi virada e o escotismo brasileiro terá a penetrância que merece na população.

          Outra boa notícia há muito esperada foi a conclusão da atualização do Programa Educativo com as publicações do ramo Pioneiro, que encerram este trabalho. Enfim voltamos a ter o programa completo para todos os ramos, obedecendo a mesma lógica, atualizado, moderno e motivador, tanto para os jovens como para os chefes. Somado a isto, os já consagrados Concurso de Fotografia, Jamboree na Internet, Mutirões de Ação Ecológica e Mutirões de Ação Comunitária que sempre são atividades envolventes e muito boas de serem desenvolvidas, anualmente editados.

          A proximidade de um grande evento nacional também impulsiona o crescimento e a motivação. São muitas as expectativas para o V Jamboree Nacional e se percebe, pelo programa preliminar, que há muita dedicação e empenho para o sucesso do evento.

          Também merece destaque a realização do primeiro Curso Dirigente de Grupo escoteiro a distância, promovido via internet, onde cada aluno pôde realizar a curso de qualquer computador, de acordo com sua disponibilidade de tempo. Oferecia conteúdo excelente, apostila para download e um formato de desenvolvimento muito bom, incluido avaliações. Certamente muitas novidades virão neste campo onde apenas se iniciou a caminhada.

          Após dois anos de trabalho, foi publicado e está disponível para download no site www.escoteiros.org.br o recém-criado Manual de Reconhecimento com mudanças e novidades nas condecorações escoteiras, apresentando novas medalhas e ampliando as possibilidades de reconhecimento para o nível local, ou seja, aqueles chefes que trabalham nos grupos escoteiros, sem estarem ligados aos escritórios administrativos. Popularizou a informação, jogou luz sobre o processo e possibilitou que qualquer pessoa faça o pedido de reconhecimento de forma simples.

          Experimentamos esta onda de boas notícias e novidades também no nível Local, que certamente é o objetivo de tantos avanços. O Grupo Escoteiro Chama Farroupilha 183 RS nos últimos cinco anos consecutivos conquistou o Troféu Grupo Padrão, nível Ouro. Somos penta! Experimentamos o crescimento constante de nosso efetivo, que resultou em um prêmio Aurélio Azevedo Marques. Houve a Declaração de Utilidade Pública Municipal, Diploma de Reconhecimento da Câmara Municipal de Vereadores, além das conquistas individuais, refletidas pelos diversos distintivos especiais alcançados pelos jovens. Após sermos o maior contingente do Rio Grande do Sul no Jamboree Mundial de 2007 e participarmos com 9 integrantes no Jamboree Mundial de 2011, seremos 30 participantes no Jamboree Nacional em julho deste ano, no Rio de Janeiro. Sem dúvida, este é um ciclo muito virtuoso, reflexo das mudanças.

 

 

About mrvolkweis

Escoteiro no Grupo Escoteiro Chama Farroupilha 183 RS.

Posted on 14 de Maio de 2012, in Filosofia do movimento and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: