Lançaremos um livro

          Em 2011 o Grupo Escoteiro Chama Farroupilha completou 25 de fundação (1 de maio de 1986) e para marcar a data foram realizados vários eventos, como almoço festivo em praça pública, homenagens aos fundadores, acampamento com grupos amigos, etc. Motivados pela data, tiramos da gaveta (ou melhor, do disquete, porque era daquele tempo) um antigo projeto que foi concebido no 1 Acampamento Regional de Verão, em janeiro de 2002.

           Naquela época, em uma tarde de tempo livre enquanto a tropa escoteira realizava uma atividade externa com a organização do evento, pensamos em escrever um livro contando toda a trajetória do grupo (ócio criativo), envolvendo todos os detalhes e aspectos. Pegamos a prancheta, uma caneta e elaboramos uma lista de tópicos, que serviria de índice, a partir da qual os assuntos seriam elaborados. Ao chegarmos de volta do acampamento, digitamos a lista e escrevemos mais algumas idéias e nada nunca mais foi feito. Era uma idéia para marcar os 15 anos de fundação do grupo.

          Com a aproximação dos 25 anos do Chama Farroupilha, criamos vergonha e tocamos o projeto. Ampliamos a lista original porque 10 anos haviam se passado. Revisamos os arquivos do grupo, que são bem consistentes, entrevistamos os antigos, passamos os textos para que eles os revisassem. Além do autor, outras sete pessoas colaboraram corrigindo e escrevendo outras histórias.

          O projeto tomou corpo e hoje é uma realidade, temos toda a história escrita, desde as reuniões preliminares a fundação de um grupo escoteiro, passando pela aquisição do patrimônio imobiliário do grupo, a tradição de participar de grandes eventos, a conquista de prêmios e reconhecimentos e tantas outras particularidades desta história de sucesso, até o dia 1 de maio de 2011.

Projeto da Capa e da primeira página.

            Amplamente ilustrado, as mais de 142 laudas, estas foram impressas em um computador doméstico para termos o manuscrito original e aguardam publicação gráfica para contar este pequeno pedaço do escotismo brasileiro. Brevemente teremos novidades sobre a editoração e publicação.

About mrvolkweis

Escoteiro no Grupo Escoteiro Chama Farroupilha 183 RS.

Posted on 12 de Junho de 2012, in Uncategorized. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: