Sempre Alerta! Seleções do Reader’s Digest

          Em junho de 1965, a revista Seleções do Reader’s Digest publicou um suplemento de 26  páginas exclusivamente sobre escotismo, direcionado ao público em geral. Foi distribuído junto ao número regular da revista e era também no formato de uma revista, com muitos artigos sobre escotismo.

Capa do suplemento do Reader’s Digest

          A página três, com o título Escotismo Entre Aspas, traz depoimentos de pessoas ilustres sobre o movimento escoteiro. Escrevem brevemente sobre o assunto o Papa Paulo VI, Robert Montgomery, Menotti del Picchia, Winston Churchill e John F. Kennedy.

O início dos textos

          No desenvolver da revista, aparecem muitas citações de Baden-Powell e diversos textos escritos especialmente para esta edição, com o propósito nítido de informar e divulgar sobre escotismo. A professora Maria Junqueira Schmidt assina “Escotismo Por Quê?”; Arthur Basbaum, diretor-presidente das Lojas Brasileiras escreve “Um investimento sem Limitações”, contando a participação de escoteiros em processos seletivos e citando escoteiros famosos; O professor Yves G. Alves do Lions Clube Internacional versa sobre “O Legado de Baden-Powell”; O chefe Trajano Pupo Neto, presidente da Região Escoteira de São Paulo escreve o artigo “Uma escola de Civismo”; O almirante José Araújo Filho, presidente da Comissão Organizadora do 1º. Jamboree Panamericano descreve em “O Mundo dos Jovens”, como é um jamboree e faz também um breve relato histórico sobre estes eventos; Há a mensagem “Não Custa Lembrar”, de André Pereira Leite, Escoteiro-Chefe do Brasil, endereçada aos pais de jovens brasileiros; Encerrando a publicação, um artigo de três páginas chamado “Educando sem Mistérios”, que explica o funcionamento, dinâmica e estrutura de um grupo escoteiro, escrito por ninguém menos que o Dr. João Ribeiro dos Santos, até hoje uma das maiores expressões do escotismo brasileiro, com contribuições em todas as áreas do movimento, para quem nenhum elogio referente aos seus feitos será exagero.

          A idéia da ediçao é excelente, os textos são ricos, instrutivos e direcionados principalmente para quem não é escoteiro e que após a sua leitura ficará muito bem informado sobre o movimento, sua estrutura, metodologia pedagógica e principais eventos. É uma publicação com várias propagandas comerciais, de empresas de porte, como a Johnson & Johnson, Açúcar União, Nestlé, Anderson Clayton S.A., Confecções Abbud e Kolynos Creme Dental, entre outros.

          Mas tão interessante quanto os textos, são os anúncios comerciais direcionados ao público escoteiro. Estas outras empresas criaram peças publicitárias que são verdadeiras pérolas e que expomos a seguir:

          Anúncio da VARIG, divulgando a realização do I Jamboree Panamericano, no Rio de Janeiro, de 17 a 25 de Julho de 1965. Observem a imagem do escoteiro soprando um berrante, antiga tradição escoteira iniciada pelo próprio Baden-Powell, com o chifre de Kudu e hoje resgatada com a campanha “Kudu – Escoteiros fazendo eco”. Na prática, o único grupo escoteiro brasileiro que conhecemos e que preserva esta tradição, utilizando o toque de chifre regular e rotineiramente em suas atividades é o Chama Farroupilha 183 RS. Poderá ser novamente apreciado no V Jamboree Nacional.

Varig apoiando o I Jamboree Panamericano

          O creme dental Gessy também coloca em seu anúncio uma imagem de um berrante sendo tocado, reforçando que esta era uma imagem muito associada aos escoteiros. Na foto ao lado, material de acampamento junto com a escova e pasta de dentes, sobre uma coberta com os distintivos do Brasil e da Região do Distrito Federal. Presença do tradicional lampião de querosene, do qual as novas gerações muito provavelmente nunca ouviram falar, o que dirá ter acampado com um. Também merece destaque o cantil com tampa de cortiça.

          Na página 20, a Gilette anuncia a importância de andar bem barbeado para uma boa apresentação e mostra a cena de um escoteiro se barbeando embaixo de uma árvore, em um acampamento com grandes barracas canadenses. Observem na página contínua a este anúncio, a mensagem do Escoteiro-Chefe, André Pereira Leite.

          Interessantíssimo é o anúncio do Banco Lar Brasileiro S.A., citando o nono artigo da Lei do Escoteiro, “O escoteiro é econômico e respeita o bem alheio”, mostrando um escoteiro do mar fazendo um depósito. O anúncio é em preto e branco e azul ! Certamente, por usar somente duas cores de tinta, o preto e o azul da cor do Banco, que escolheram um escoteiro do mar com seu uniforme também azul. Aproveitaram o ensejo e colocaram uma blusa igualmente azul na caixa do banco!

O Escoteiro do Mar poupador.

          Por fim, a Argos Industrial S.A. divulga os tecidos produzidos para a confecção dos uniformes escoteiros, com nome de fantasia de Brim Kaki Argos, um dos símbolos da fibra escoteira. Apresenta a silueta parcial de um uniforme com a Medalha de Gratidão presente.

Brim Kaki Argos

          Além das particularidades destes anúncios, eles revelam a importância de como o escotismo era percebido pela população e pelas empresas há 47 atrás, começando pela própria editora que produziu a revista. Um material com excelente apresentação, com informações consistentes e muito respeitoso. Um exemplo a ser seguido.

About mrvolkweis

Escoteiro no Grupo Escoteiro Chama Farroupilha 183 RS.

Posted on 7 de Julho de 2012, in Histórias do Escotismo, Jamborees and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 4 comentários.

  1. Maurício,
    “Descoberta” interessante. Obrigado por compartilhar conosco.

    Parece que temos muito para resgatar, inovando sempre, de forma a reconquistar o espaço junto às grandes empresas.

    • Márcio,
      Acho que grandes empresas interessadas em associar sua marca ao Escotismo seria uma grande alavanca ao movimento. Acredito que não só no aspecto financeiro, mas também de crescimento. Parece um caminho que precisamos trilhar novamente.
      SAPS

  2. Altamiro Vilhena

    Excelente o post. Resumiu bem a revista e deu vontade de relê-la. Quanto aos anúncios, sempre achei um destaque!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: