Norman Rockwell, o artista escoteiro

Norman Rockwell, nasceu em Nova York, em 3 de fevereiro de 1894, sendo um pintor e ilustrador americano muito popular. Tornou-se bastante conhecido nos Estados Unidos, especialmente em razão das 323 capas da revista The Saturday Evening Post que realizou durante mais de quarenta anos e das ilustrações de cenas da vida cotidiana nas pequenas cidades. Casado, pai de 3 filhos, Jerry, Tommy and Peter, mudou-se para Arlington, Vermount em  1939, com a sua carreira em andamento. Uma decisão acertada, que proporcionou um diferente tipo de vida, com mais inspiração e uma infância maravilhosa para os filhos.

Quando morreu, no dia 8 de novembro de 1978, aos 84 anos, em consequência de um enfisema, milhares de pessoas compareceram, muitas delas que tiveram seus rostos imortalizados por sua maestria no desenho e na pintura.

Particularmente, nos interessa sua relação com o escotismo. Iniciou a trabalhar na revista oficial do Boy Scout of America (BSA) que se chama Boy’s Life, no outono de 1912, com 18 anos de idade. Edward Cave era o editor do períodico e após conhecer seu portfólio, deu uma história da Boy’s Life para ele ilustrar como experiência, além de alguns outros desenhos para um livro que estava editorando.

Norman morava em Nova York com os pais e um irmão mais velho e não era muito familizariado com atividades de campo. Foi enviado ao BSA por Thomas Fogarty, seu professor na disciplina de Ilustração no Art Students League. Seguiu a metodologia ensinada por este professor para fazer o trabalho, lendo previamente por duas vezes o conto completo antes de planejar as ilustrações.

A história ilustrada foi publicada no número de janeiro de 1913. Era uma história de Stanley Snow chamada “Partners”. Recebeu, então, mais 3 histórias para ilustrar e na primavera de 1913 foi contratado com salário mensal de 50 dólares e a responsabilidade de produzir uma capa e ilustar uma história por mês. Poderia trabalhar em outras coisas ou para outros periódicos, desde que cumprisse o acordo de produção.

The Campfire, uma das quatro gravuras com temática escoteira produzidas para a revista  The Red Cross Magazine, em 1918, que Rockwell produziu.

Mas a mais conhecida das suas obras são os calendários produzidos durante 52 anos para os escoteiros americanos, o primeiro em 1925 até o último em 1976. Algumas pessoas da empresa  Brown & Bigelow de St. Paul, Minnesota, tiveram a idéia deste lançamento: “Take the number one calendar of America, the number one artist, the number one boy’s organization and the number one sales force and you have a combination that absolutely can’t be beat” a companhia proclamava. Em uma tradução livre, isto significa: Pegue o calendário número um da América, o artista número um, a organização de garotos número um e a força de vendas número um e você tem uma combinação absolutamente imbatível.

Os calendários eram supervisionados por James West, Chief Scout Executive, que esperava perfeição absoluta, com imagens de jovens que deveriam ser o orgulho e a alegria de cada pai ou mãe. Mesmo que a figura não fosse muito realista com jovens usando uniformes impecavelmente alinhados durante atividades, o observador deveria amá-la.

Estima-se que os calendários estiveram pendurados em mais de dois milhões de paredes ao longo do século passado. Eram comprados e distribuídos aos clientes pelas mais variadas companhias: Lojas de departamento, companhias de seguro, fabricantes de pneus, farmácias, drogarias, bancos, funerárias, fábricas de móveis, fabricantes de refrigerantes, de bebidas alcoolicas,de  sorvete, ferragens, financeiras, postos de gasolina, etc.

Durante os anos e com a evolução do trabalho, Norman mostrou-se resistente a usar câmeras fotográficas. Os modelos precisavam posar por 5 ou 6 horas, por 3 ou 4 dias e somente modelos profissionais estavam suportando esta jornada. Dificilmente o mesmo modelo posava duas vezes, pois arrumavam logo trabalhos mais bem remunerados ou não resistiam ao cansaço e stress.

Iniciou a usar fotografias em 1937, por influencia de Henry Quinan, seu diretor de arte em vários trabalhos. Posar para uma ilustração de Normam Rockwell poderia envolver mais de uma dúzia de pessoas. Encontrar uma locação adequada, coletar toda a parafernália necessária para cenário, selecionar e preparar os modelos escoteiros garantido que estivessem rigorosamente uniformizados, em todos os detalhes, incluindo distintivos, posições de chapéus, lenços e anéis. A ilustração abaixo mostra Norman supervisionando a preparação do local para a fotografia inicial, a partir da qual ele realizaria a pintura. Na sequência, o resultado final do trabalho.

Para o calendário de 1969 o Boy Scout of America e a empresa Brown & Bigelow decidiram celebrar o aniversário de 75 anos de Norman. A gravura do calendário deveria ser o próprio Norman pintando rodeado por escoteiro como ele vinha fazendo por tantos anos. A pintura foi chamada de “Beyond the Easel” e pode ser vista a seguir.

Os calendários sempre eram temáticos, e o tema de 1970 era a culinária. A imagem chamou-se “Come and Get It”, e foi ambientada em Lake Therese, New Jersey, que fica na Schiff Scout Reservation, o centro nacional de treinamento do Boy Scout of America.

Gravura “A Scout is Reverent”, 1954, mostrando os escoteiros cumprindo seus deveres para com Deus, tomando parte em um serviço religioso.

Dedicada a fraternidade escoteira, a ilustração a seguir mostra um escoteiro da Escócia que ensina um escoteiro americano a dançar The Highland Fling, acompanhados de escoteiros da Indonésia e da Índia. A Good Sign All Over the World, 1963.

Cada calendário tinha uma tema que pautava as ilustrações. Retirado do livro fonte deste texto, está a lista com o título dos trabalhos e os respectivos anos.

O próprio Norman Rochwell.

Fonte: Hillcourt, Abrams; Norman Rockwell’s World of Scouting, Ed Harry Aberams Inc, New York, 1977, 158 p.

About mrvolkweis

Escoteiro no Grupo Escoteiro Chama Farroupilha 183 RS.

Posted on 1 de Novembro de 2012, in Histórias do Escotismo and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: