Festa dia 24 de novembro

No dia 24 de novembro ocorrerá o lançamento do livro “Chama Farroupilha 183 RS – 25 anos de História” que conta a trajetória deste grupo escoteiro desde a sua fundação até o dia 1 de maio de 2011. Acontecerá em um evento aberto e gratuito, no Teatro União, a partir das 17h 30min. A idéia de escrever esta história surgiu em janeiro de 2002, quando o grupo participava do Acampamento de Verão, em Tramandaí, junto com escoteiros de todo o estado. Naquele momento, um esboço de tópicos foi elaborado e o projeto ficou latente, com umas dez páginas escritas logo após o evento.

Com a aproximação dos 25 anos do grupo, o projeto foi retomado e muitas outras histórias haviam acontecido e foram narradas. Como um grupo escoteiro reúne muitas pessoas, o texto foi principalmente escrito pelo Chefe Maurício Roth Volkweis, mas contou com a importante colaboração de Achiles Goldani Netto e Saulo Ernani Radin, fundadores do grupo; Daniel de Souza Franco, José Carlos Krause Lopes e Mateus Schenk Freitas, chefes do grupo; Daniel Pinheiro Vargas e Douglas de Souza Matias, antigos escoteiros e chefes.

O trabalho finalizou com quase 200 páginas e mais de 90 ilustrações, procurando mostrar os fatos mais marcantes desta longa trajetória. Contudo, esbarramos nos custos para publicar o texto, pronto há quase um ano. Foi quando em março de 2012, Rita Waléria Schmidt descobre uma reportagem em uma revista sobre Financiamento Colaborativo, através do site www.catarse.me. Executamos o projeto dentro das normas propostas, com o auxílio da pioneira Letícia Teixeira Lopes e o milagre aconteceu.

Foram 93 doadores. Pessoas na República Tcheca, São Paulo, Roraima e Rio de Janeiro contribuíram, além de diversos outros municípios gaúchos, como Porto Alegre, Caibaté, Vacaria, Campo Bom, Charqueadas, São Jerônimo e Caxias do Sul. Mas o grande volume veio realmente da comunidade de Triunfo, que novamente apoiou o grupo escoteiro.

Agradecemos a cada uma das pessoas que contribuíram, mas gostaríamos de destacar algumas personalidades particularmente generosas, que realizaram doações substanciosas para o escotismo, que são Cláudio Cabral Fay de Azevedo Júnior e família, Clínica Dentária Volkweis, Júlio César Prates Cunha, Lucas Meister, Luiz Celso Índio Diniz, Marines Schmidt Tavares e Saulo Ernani Radin.

Como a edição já está paga, o dinheiro arrecadado com os exemplares vendidos será todo revertido para o grupo escoteiro, que planeja reformar a sede, ampliando e melhorando a estrutura para atender aos jovens.

Estamos preparando com muito carinho uma grande festa para o dia 24, um momento alegre e descontraído para o reencontro dos amigos destes 25 anos, muitas fotos, imagens, algumas homenagens, mas principalmente uma oportunidade de reencontro e alegria dos antigos escoteiros. Contamos com a tua presença nesta confraternização.

 

About mrvolkweis

Escoteiro no Grupo Escoteiro Chama Farroupilha 183 RS.

Posted on 13 de Novembro de 2012, in Histórias do Chama Farroupilha, Histórias do Escotismo and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 3 comentários.

  1. Mauricio,

    Podes me passar teu celular?

    Abs,

    Mrcio Sequeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: