De graça: Atividades Progressivas, Atraentes e Variadas

Os Escoteiros do Brasil oferecem aos grupos escoteiros uma extensa gama de atividades, com programa e data pré-definidos para serem aplicados pelos grupos locais. Participamos destas atividades há algum tempo e pensamos que elas são muito boas. Se não são melhores, é porque localmente estamos incrementando pouco ou simplificando o que foi proposto. Para a unidade escoteira, basta acessar o programa ou proposta e executá-la de acordo com sua realidade.

Frequentemente se escuta queixas a respeito de taxas e valores cobrados para atividades, como se as pessoas não soubessem o preço e custo das coisas. Saiam de casa com sua família e descubram, é fácil. Contudo, como estes eventos são aplicados pelo próprio grupo, é possível dimensionar os gastos como quisermos e até desenvolvê-los sem custo algum. Da mesma maneira, são oportunidades excelentes para o envolvimento com a comunidade, de aparecer em público, de sair da sede e ainda aparecer na mídia local, também uma queixa intermitente.

Outras atividades desta natureza se prestam menos para este perfil, mas são excelentes para envolver e motivar o grupo em torno de um objetivo comum a ser conquistado.

Após o evento, usualmente um relatório com fotos é exigido para validar a atividade, quando, então, o grupo receberá um Certificado de Participação e estará habilitado a comprar a baixo preço o distintivo do evento, na quantidade que desejar.

Estas atividades compreendem o JOTI (Jamboree on the Internet), o MUTECO (Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica), MUTCOM (Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária), Concurso de Fotografia, Troféu Grupo Padrão e Prêmio Aurélio Azevedo Marques.

Mas ao analisar a participação nestes eventos, percebemos que muito mais grupos poderiam estar envolvidos. O JOTI na sua última edição, de acordo com dados disponíveis no site do evento, atingiu16988 participantes. Um sucesso absoluto de público, mas infelizmente uma exceção. O XIV Mutcom ainda contabiliza seus números, mas o de 2011 contou 208 grupos escoteiros participantes.

O Troféu Grupo Padrão, na edição passada, contou apenas 161 grupos de todo o Brasil participando, sendo que do Rio Grande do Sul, foram apenas 22.

Considerando o XXI Muteco, a adesão é maior e no Rio Grande do Sul 55 grupos participaram.

O V Concurso Nacional de Fotografia apresentou este ano 102 inscrições validadas e na edição passada, o Prêmio Aurélio Azevedo Marques reuniu 67 unidades escoteiras.

Acontece que o Relatório Anual de 2011 dos Escoteiros do Brasil dá conta de 1.127 grupos escoteiros no país, que abrigam 69.477 participantes e as notícias deste ano é de que estamos crescendo, já temos mais membros que no ano passado.

Considerando as vantagens enumeradas inicialmente destes eventos, por que tão poucos participam? Por que não estamos aderindo a estas atividades que exigem pouco de nós, pois as idéias e o formato já vem prontos, basta aplicar com algumas adaptações a realidade local, simples de serem feitas?

Não temos respostas, mas fica a reflexão …

About mrvolkweis

Escoteiro no Grupo Escoteiro Chama Farroupilha 183 RS.

Posted on 6 de Dezembro de 2012, in Filosofia do movimento and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. As vezes por que falta alguem abraçar a ideia, as vezes por atritos entre o grupo e a região e o que mais tenho escutado é que participar destas atividades, somadas as atividades regionais/distritais, mais a programação do grupo acaba faltando datas para a programação das seções…. Mas realmente é uma pena pois essas atividades dão grande visibilidade ao Movimento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: