Jamboree dos 50 anos

“Comemoramos o centenário de Baden-Powell, o fundador

E do escotismo o cinquentenário,

do acampamento da Ilha de Brownsea …”

Muitos escoteiros brasileiros participaram em 2007 do Jamboree comemorativo ao centenário de fundação do escotismo, em Chelmsford, na Inglaterra.

Mas como será que aconteceu o Jamboree do Cinquentenário? O 9º Jamboree Mundial? Realizado também na Inglaterra, em Sutton Coldfield, cidade localizada nos arredores de Birmingham, West Midlands, teve um desenvolvimento bem diferente do que ocorre hoje em dia. Algumas imagens retiradas do “Picture Logbook” oficial do evento nos ajudam a imaginar a dinâmica deste acampamento.

DSCN5081

Distintivo oficial do Jamboree. Reparar na fita, possibilitando que fosse pendurado no botão do bolso, dispensando a costura. Exemplar de nossa coleção pessoal.

Pórtico na entrada da cidade, dando as boas-vindas aos participantes do evento.

DSCN5059

Sra. Olave Baden-Powell corta o bolo de aniversário dos 50 anos do escotismo, durante o acampamento.

DSCN5080

Rolls-Royce e o trailer que pertenceram a Baden-Powell e estavam expostos no acampamento.

DSCN5079

No Jamboree do Centenário, recentemente restaurados, foram novamente expostos, em Gilwell Park, dentro das atividades do evento.

DSC00140

Enfermaria e hospital de campanha montados para o evento, onde destaca-se o serviço de odontologia presente (foto de baixo, a esquerda).

DSCN5077

Naquele tempo, fogo com lenha ainda era amplamente praticado nos grandes acampamentos. A quantidade de madeira necessária, se somadas as pionerias, pórticos e facilidades foi superior a 2 mil toneladas.

DSCN5060a

Festival Gastronômico, com o legítimo “porco no rolete” sendo preparado pelo contingente Canadense.

DSCN5076

Água e atividades aquáticas, um dos pontos sempre mais importantes em um Jamboree, que envolve uma logistica e preparação cuidadosas.

DSCN5075

Visita de Sua Majestade, a Rainha Elisabeth II e do Duque de Edinburgh. Na imagem abaixo aparece visitando o hospital de campo.

DSCN5069

Listagem dos países participantes e de seus contingentes, o Brasil estava representado por 56 membros. O evento contou com 31.426 pessoas.

DSCN5064

O povo todo reunido para a Cerimônia de Abertura do Jamboree.

DSCN5062

Único brasileiro que aparece neste livro de registro fotográfico do jamboree, é retratado de forma jocosa devido ao chapéu que utilizava, conforme descrito no texto original.

DSCN5050

Durante o Jamboree do Centenário, foi organizada uma visita com antigos escoteiros que participaram do Jamboree dos 50 anos. Abaixo, retratamos alguns destes visitantes. Um deles afirmou:

“- Nós somos vocês daqui a 50 anos!”

Tomara que isto realmente aconteça.

jambo 50 anos

Muito interessante foi a previsão feita através de uma charge de como seria o jamboree do centenário, antevendo uma corrida espacial interplanetária.

charge

About mrvolkweis

Escoteiro no Grupo Escoteiro Chama Farroupilha 183 RS.

Posted on 11 de Abril de 2013, in Filosofia do movimento, Histórias do Escotismo, Jamborees and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: