Getúlio Vargas no Ajuri Nacional

Quantos Ajuris Nacionais haviam sido realizados no Brasil, antes da adoção do termo Jamboree Nacional? Qual foi o primeiro? Ou qual o critério para contar os acampamentos nacionais realizados antes da escolha da palavra Ajuri? Este assunto já foi muito bem apresentado pelo Chefe Raoni Pinheiro e está disponível em http://scoutrek.blogspot.com.br/2010/11/ajuris-e-jamborees-nacionais-no-brasil_16.html

Todavia, a revista “Carioca”, na edição de 24 de junho de 1939, número 192, trás como matéria de capa o Ajuri Nacional dos Escoteiros realizado no Rio de Janeiro. Além da foto dos jovens perfilados com bandeiras, há um pequeno texto fazendo referência a reportagem e as páginas respectivas. Também chama a atenção, o preço em Réis, no canto superior direito.

 

DSCN8908

Não fosse o fato do escotismo ser notícia positiva em linhas gerais na reportagem, o enfoque principal do texto é o Presidente Getúlio Vargas, destacando suas ações e ainda retratado em quase todas as fotos apresentadas, em atividades junto aos jovens. Também cita algumas pessoas presentes e destaca uma forte repercussão junto ao público. Mas o mais precioso talvez seja justamente o discurso proferido pelo Presidente, que está transcrito no texto da revista, elogiando e enaltecendo as qualidades e virtudes do escotismo para a formação dos jovens.

DSCN8915

Presidente hasteando a Bandeira Nacional durante sua visita no evento.

DSCN8914

Meninas presentes, infelizmente o texto não traz maiores descrições sobre a atividade em si, a rotina diária, os participantes e tantos outros detalhes de um grande acampamento como este, realizado na Quinta da Boa Vista.

DSCN8912

Novamente o Presidente, agora aparentemente inspecionando um canto de patrulha.

DSCN8911

Outras imagens de desfile, o que demonstra que o Presidente visitou o acampamento no dia da abertura oficial, o domingo que a chamada de capa faz referência, quando os contingentes devem ter desfilado.

DSCN8910

 

DSCN8909

Abaixo, encontra-se na íntegra o texto da publicação, com forte apelo cívico. Outro ponto que merece atenção, pois reflete o pouco entendimento da época, é a descrição junto ao título, que descreve os escoteiros como “os soldadinhos de Baden-Powell”.

Contudo, é inegável o grande prestígio do Escotismo, uma vez que o Presidente da República comparece e discursa na cerimônia de abertura do evento, um fato, sem dúvida, muito relevante. O Brasil vivia o período do Estado Novo (1937-1945), durante a realização deste acampamento, período da Ditadura Vargas, um dos períodos mais autoritários da história do país, e justamente este presidente todo poderoso participa de uma atividade escoteira.

DSCN8917

xxxx

About mrvolkweis

Escoteiro no Grupo Escoteiro Chama Farroupilha 183 RS.

Posted on 6 de Maio de 2014, in Histórias do Escotismo and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: