Prancha de surf de garrafas PET

     No sábado 10 de maio, aconteceu na sede do Grupo Escoteiro Chama Farroupilha 183 RS um workshop de reciclagem de garrafas PET. O inusitado é que as garrafas são usadas para a produção de pranchas de surf e de stand up paddle e por isso são também chamadas de pranchas sustentáveis. DSCN8993      Projeto desenvolvido pelo surfista Jairo Lumertz quando morava no Hawaii, as pranchas ecológicas podem ser produzidas a um custo baixo, são eficientes e retiram do meio-ambiente muitas garrafas PET. As despesas correm por conta da cola de poliuretano, algumas barras de pvc e algumas folhas de EVA.

     A prancha de surf consome 55 garrafas, incluindo as utilizadas nas conexões, enquanto a de stand up necessita de 93 garrafas. O projeto também conta com o apoio de Carolina Albuquerque Scorsin, esposa de Jairo. Além de todo o envolvimento para a construção das pranchas, depois de executadas elas proporcionam, excelentes momentos de atividade saudável. Em Triunfo, foram testadas no rio Jacuí, pois não estamos no litoral.

     Os escoteiros Leopoldo Martins, Paola Zonato, Rafaela e Luísa Galetto são os responsáveis pelo projeto no grupo escoteiro, como parte dos requisistos para a obtenção da Lis de Ouro, distintivo especial do ramo Escoteiro, sendo o ponto máximo de progressão do jovem. Foram incondicionalmente apoiados em todas as etapas por Sirlei Galetto, a principal facilitadora do evento.

     Da esquerda para a direita: Jairo, Carolina, Leopoldo, Luísa, Paola, Rafaela e o chefe Mateus.DSCN9000

Mãos a obra, todos trabalhando no aprendizado do processo, com muitas dicas ensinadas durante a execução.

DSCN9010     A atividade iniciou com a apresentação do projeto, projeção de alguns vídeos sobre a matéria e então tudo é muito prático, dentro de uma premissa que o escotismo utiliza muito que é o aprender fazendo. Passo a passo, Jairo vai ensinando como fabricar a prancha, com todos trabalhando junto. Muitas dicas de manipulação dos materiais são transmitidas e as pranchas vão tomando forma rapidamente, envolvendo a todos. Algumas horas depois, estão prontas para o uso e já podem ir para a água. DSCN9015     O custo do projeto foi bancado por vários patrocinadores da comunidade triunfense, simpatizantes do escotismo, os quais sinceramente agradecemos: Matias Contabilidade, Redemac Rochas, sr. Remi Carlos Feet, Credtchê, Supermercado Econômico, Supermercado Camboatá, Loja Malibu, Maria Bonita, SIMTRI, CASARÃO, Casa Triunfo, La Fornera, Escola de Dança Simone Carvalho, Loja Pisetta, sr. Jeferson Wolf, Loja Candoca, sr. João Carlos Brietzke, e sr. Orizon César Jr que além do apoio financeiro também participou de todo o workshop. O próximo passo é produzir várias pranchas para poder realizar uma competição local.

Testes da prancha de stand up no rio Jacuí. DSCN9034 Equipe de apoio salva-vidas se posicionando. DSCN9035 Prancha de Stand Up Paddle posando para a foto oficial do evento. DSCN9059     Equipe de apoio da cozinha preparando o almoço nos fundos da sede do Chama Farroupilha, Sérgio Conzatti e Luiz Carlos de Machado, já que o evento durou o dia inteiro. DSCN9030

About mrvolkweis

Escoteiro no Grupo Escoteiro Chama Farroupilha 183 RS.

Posted on 13 de Maio de 2014, in Histórias do Chama Farroupilha and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 2 comentários.

  1. Mais uma vez…. muito legal os projetos apresentados….parabéns a todos do grupo.

  2. Jose Carlos Krause Lopes

    Parabéns pela projeto lis de ouro..Ótima atividade, estou planejando a minha prancha..saps

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: