Imagens da Revista Jamboree

 

Nos primeiros 20 anos de sua existência, a revista Jamboree era bilingue, sendo publicada em inglês e francês, as línguas oficiais da Conferência Internacional. Havia também um encarte ilustrado que era especialmente útil para decorar quadros de avisos em sedes escoteiras ou cantos de patrulha.

A organização do periódico e das contribuições de correspondentes ao redor do mundo era uma das funções originais do Diretor do Bureau.

Publicação trimestral, era um grande stress para os funcionários do Bureau, contava com muitos voluntários para as traduções e era difícil manter suas notícias atualizadas. Todavia era um importante meio de conexão e de divulgação de informação e ideias. B-P era um frequente colaborador.

Em julho de 1940, durante a Segunda Grande Guerra, os conteúdos foram cortados drasticamente devido a falta de papel e pela mesma razão o primeiro número de 1941 foi publicado somente em inglês. A diminuição continuou e em 1942, o primeiro número apareceu como um folheto de quatro páginas que foi distribuído de graça para aqueles países e antigos assinantes onde a correspondência ainda era mantida, não importando quanto tempo levasse.

Em 1945 o Comitê Internacional não se reunia há seis anos e o encontro ocorreu em Londres nos dias 14 e 15 de novembro. Havia muitos assuntos importantes a tratar e entre eles, o futuro da publicação. O Comitê decidiu publicar uma nova série da Jamboree, agora mensalmente, o primeiro número aparecendo em maio de 1946, com o subtítulo de Journal of World Scouting e tendo como editor E.E. Reynolds. A ideia de uma publicação bilingüe foi abandonada por questões financeiras, embora ocasionalmente artigos e notícias aparecessem em francês.

 

 

capa revista

Nessa nova série, as páginas centrais eram ocupadas com muitas ilustrações do escotismo ao redor do mundo. Imagens sensacionais que retratam nosso movimento.

São apresentadas aqui imagens selecionadas de três números desse primeiro ano da mudança, correspondendo ao volume I, números 5, 6 e 7 de 1946.

Abaixo, uma imagem da patrulha Pato, uma homenagem de Walt Disney ao escotismo.

donald duck

Gravura desenhada pelo próprio Baden-Powell, ilustrando a revista.

cartoon bp

O próprio Baden-Powell retratado.

bp better olympia

Uma das contribuições mais interessantes nessa revista são as imagens dos dois primeiros Jamborees Mundiais. Abaixo, um cartunista representa várias atividades do primeiro Jamboree.

cartoon jamboree olympia

Foto de uma cadeia da fraternidade no Jamboree de Olympia com um representante de cada país presente.

cadeia frat olympia

Acampamento Nacional da Suécia, com imagem de escoteiros de diferentes nacionalidades.

boys scouts

Baden-Powell na Áustria, em 1931, em uma conversa muito animada!

bp e cardeal

Escoteiros nos alpes suíços.

alpes

Outra série de imagens muito interessante é a do 2° Jamboree Mundial, em 1924, na Dinamarca, com aspectos da montagem do campo.

2 jamboree 1924 americanos

Vista aérea do Jamboree, sem dúvida já um grande evento, havia pouco mais de 4.500 participantes.

2 jamboree 1924

Quantos fósforos ele usará?

fofi

Vista do campo dinamarquês em Ermeluden, local de realização do 2° Jamboree.

danish camp

 

Em 1955 outra mudança ocorreu e a revista World Scouting foi publicada em um novo formato, como uma sequência da Jamboree (1920-1954).

Fonte: Scouting Round the World, Wilson, John S., Blandford Press, London, 150 p., 1959.

 

 

 

About mrvolkweis

Escoteiro no Grupo Escoteiro Chama Farroupilha 183 RS.

Posted on 23 de Junho de 2014, in Histórias do Escotismo, Jamborees and tagged , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: