WHATSAPP – Estamos testando

whatsapp

     Realizada uma experiência com o aplicativo Whatsapp para repercutir um aviso em particular, espontaneamente o processo evoluiu e parece muito promissor dentro do grupo escoteiro.

     Entre as diferentes mídias sociais que a tecnologia atual oferece, o WhatsApp Messenger é um aplicativo de mensagens multiplataforma que permite trocar mensagens pelo celular sem pagar por SMS. Está disponível para smartphones iPhone, BlackBerry, Windows Phone, Android e Nokia. Atualmente, muitos jovens do grupo escoteiro possuem celulares com tecnologia “smartphone” e usam este aplicativo em suas conversas com amigos e familiares.

     O Diretor de Escotismo do Chama Farroupilha, Mateus Freitas, adicionou os contatos de todas as pessoas relacionadas ao Chama Farroupilha, incluindo pais e mães que tivessem interesse em participar da lista, criando um grupo nesta plataforma. Para quem tem menos prática com esse sistema, resulta que todos recebem qualquer mensagem de texto, voz ou mídia simultaneamente, postada por qualquer pessoa do grupo.

     Em um primeiro momento, serviu para reforçar avisos sobre uma atividade específica que faríamos. Todavia, já no dia seguinte os jovens começaram a postar mensagens simplesmente de bom dia no grupo, como que somente marcando presença.

     Iniciamos, então, um processo já utilizado em outras mídias sociais por diversas instâncias de nosso movimento (tudo se copia), que é postar pequenas mensagens, tais como uma imagem com o diagrama dos sinais de pista, imagem do sequenciamento atual das etapas de progressão, avisos breves para a reunião do próximo sábado, fotos de escoteiros famosos, etc. Em um momento seguinte, os jovens passaram a usar as conversas para tirar dúvidas práticas, do tipo “O distintivo da especialidade de Xadrez vai em qual manga?”, “Haverá uma gingana na escola tal, vamos fazer uma equipe de escoteiros?”, “qual o endereço da Loja Escoteira Regional?”.

     Identificamos como principais vantagens: Manter um vínculo diário entre os integrantes do grupo escoteiro, reforçando aos jovens o aspecto de que não somos escoteiros somente no sábado ou quando estamos de uniforme. Um canal instantâneo de informação, dispensando inclusive outras redes de contato. Possibilidade dos pais acompanharem o que se passa no grupo, obtendo um envolvimento maior destes. Informação direcionada (foco), sem outras postagens ou anúncios que desviam a atenção para diversos assuntos. Breves mas frequentes momentos de informação e formação. Não há limite de idade, como, por exemplo, a idade mínima de 13 anos imposta pelo Facebook para criar um perfil. Tantas outras utilidades que ainda estamos descobrindo.

     Mas, para tanto, é necessário o pequeno esforço de alguns em manter a frequência e qualidade das postagens, assim como alguém atuar como moderador do grupo, evitando que seja usado para tratar de assuntos aleatórios ou de interesse particular.

     Compartilhada nossa experiência, fica o convite para que novas experiências sejam também divididas.

 

Fonte:

 1 – http://www.whatsapp.com/

 2 – https://www.facebook.com/help/www/210644045634222?sr=3&query=13%20anos&sid=0lqT9ijPd2jnAPf9L

 

About mrvolkweis

Escoteiro no Grupo Escoteiro Chama Farroupilha 183 RS.

Posted on 25 de Julho de 2014, in Filosofia do movimento, Histórias do Chama Farroupilha and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: