Distrito Escoteiro, uma reflexão histórica

     Há 36 anos sou escoteiro em uma mesma área geográfica do Estado do Rio Grande do Sul, precisamente a Região Carbonífera e posso dizer com tranquilidade que sempre carecemos de um Distrito Escoteiro que nos contemplasse.
     O modelo que agrega os municípios da Região Carbonífera com outros mais distantes nunca funcionou para os grupos às margens dos rios Jacuí e Taquarí. Tivemos vários, em diferentes composições ao longo de tantos anos, como 3º. e como 27º. distritos, com Comissários, Diretores, Coordenadores (essa mudança de nomenclatura nunca refletiu nenhuma melhora na qualidade, pura semântica), enfim, de diferentes localidades; lembro de 8 deles, alguns com mais de um mandato. Houve até quem atrapalhasse os grupos criando burocracias, engavetando papéis e exigindo algumas viagens em uma época antes do Sigue.
     Na década de 1970 o argumento ouvido dos próprios “Comissários Distritais” era que só havia o GE Carajás, insuficiente para um distrito, na década de 1980 e 1990 era que o GE Jacuí, GE Carajás e GE Chama Farroupilha também eram insuficientes para um distrito. Na última década se soma o GE Cerro da Raposa. São quatro grupos relativamente próximos, em um raio de 19 km, apesar de uma barca no meio do caminho. Segundo o site regional (http://www.escoteirosrs.org.br/pt-br/distritos-escoteiros), atualmente o 10°. e o 17°. Distritos tem apenas um grupo escoteiro cada!
      Isso não é uma crítica aos coordenadores distritais que ultimamente tem sido pessoas dedicadas, disponíveis e trabalhadoras pelo escotismo, mas a composição desta estrutura que nessa região em particular não vislumbra os grupos escoteiros interessados.
     Quando alguém diz que agora fazemos parte do distrito A ou B e que o “Coordenador” é Beltrano, Fulano ou Siclano, entra por um ouvido e sai por outro porque sabemos que nada muda. Isso está errado.
     Os grupos escoteiros interessados nunca foram consultados, essas decisões são tomadas de forma arbitrária por pessoas que não praticam o escotismo nessa área e desconhecem sua realidade. Isso fica evidente porque sempre municípios de outras microrregiões do Estado são agregados, mesmo que em direção geográfica oposta e sem afinidades, por razões que gostaríamos de entender ou ao menos conhecer.
    A sensação aqui na Região Carbonífera sempre foi de isolamento, de fazer carreira solo. Isso reflete aquela velha conversa de distanciamento dos níveis local, regional e nacional, apoio ou não aos grupos, etc, etc, etc que todos bem sabemos. Resulta que os grupos das cidades vizinhas também se distanciam. Cada um vive sua vida de forma independente.
     Quanto aos jovens que passaram pelo Movimento Escoteiro nesse período de tempo, bem, esses não sabem que essa estrutura existe, não viveram a experiência e perderam a oportunidade de mais atividades com grupos próximos e de criar vínculos em cidades vizinhas, ampliando o conceito de paz e entendimento enunciado por B-P quando idealizou os jamborees. Mas outras competências foram adquiridas.
     Abaixo está nosso distrito atual limitado em amarelo, que já foi ainda maior, pois os grupos de Montenegro e de Lajeado deixaram o 3°. distrito e foram incluídos em outros.
distrito 3 2016
     Um dia, quem sabe no futuro, teremos um distrito construído de forma democrática, onde os grupos escoteiros sejam ouvidos, onde seus jovens e adultos possam participar na formação do distrito que queiram. Enquanto isso, seguimos contando com grupos amigos de diferentes localidades para atividades conjuntas.

About mrvolkweis

Escoteiro no Grupo Escoteiro Chama Farroupilha 183 RS.

Posted on 8 de Setembro de 2016, in Filosofia do movimento, Histórias do Escotismo. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: