Sobre mim

Sou Maurício Roth Volkweis, fiz minha promessa em outubro de 1981, como lobinho, no GE Carajás 73 RS, onde fui o primeiro escoteiro a conquistar a Lís-de-Ouro. Em 1987 me transferi para o GE Chama Farroupilha 183 RS. Sou Insígnia da Madeira desde 1997, fiz parte da Equipe Regional de Formação durante dois anos; Já fui Assistente e chefe da Tropa de Escoteiros, Diretor de Escotismo e Mestre Pioneiro. Distintivo de Semeador em 2010. Fui condecorado com a Medalha de Bons Serviços Ouro e Medalha de Gratidão Bronze. Conselheiro Nacional suplente de 2013 a 2015. Membro da Equipe Nacional de Relações Internacionais (ENRI) dos Escoteiros do Brasil, de 2013 até abril de 2016.

As principais atividades escoteiras que participei foram o Jamboree Farroupilha (1986), V Ajuri Nacional (1990), Jamboree Panamericano de Cochabamba (1994-95, Assistente de Tropa), Jamboree Panamericano da Guatemala (1996, Chefe de Tropa), Jamboree Mundial do Chile (1998-99, Chefe de Tropa), Jamboree Panamericano de Foz do Iguaçu (2001, Assistente de Tropa), Jamboree Mundial da Inglaterra (2007, Chefe de Tropa), Jamboree Mundial da Suécia (2011, Chefe de Tropa), V Jamboree Nacional no Rio de Janeiro (2012, Assistente de tropa),  40ª. Conferência Mundial Escoteira (2014) na Eslovênia e VI Jamboree Nacional em Natal (Chefe de Subcampo).

Casado, com duas filhas.

  1. Já estou seguindo o teu blog, meu amigo Maurício, na certeza de que nossas experiências servem (e serviram) para acrescentar alguma coisa mais ao Escotismo Brasileiro.

    Forte aperto de canhota!

    Márcio Sequeira

  2. Antonio Carlos Hoff

    Caro Mauricio
    Quando vemos iniciar este belo trabalho surgem novos animos na certeza de que temos valores capazes de dar a musculatura necessaria a nossa organização. Vamos acompanhar com toda atenção seu trabalho através do blog. Toca ficha carissimo companheiro e conta com a gente
    Sempre Alerta
    Antonio Carlos Hoff

    • Prezado Hoff,
      Obrigado pelos elogios e estímulo. O reconhecimento de companheiros de tal grandeza é uma forte inspiração para seguirmos o trabalho.
      Além de histórias e pensamentos, quero muito compartilhar imagens. Percebi como é difícil para os mais jovens saber o passado do nosso escotismo. Se não fossem teus livros, nossa memória estaria apagada em poucos anos.

      SAPS,

      Maurício

  3. Prezado Maurício,
    Procurando material sobre o Grupo Escoteiro Georg Black, encontrei tua página.
    Parabéns pelo trabalho e pelo interesse na História de nosso Movimento. Se me
    autorizares, vou procurar com antigos integrantes do GEGB informações sobre as
    cinco fotos que tens no teu arquivo sobre o Grupo mais antigo do Brasil.
    Abraços e Sempre Alerta!

    • Caro Rubem,
      Primeiro preciso dizer do orgulho que senti ao ler uma mensagem tua no blog. Fiquei envaidecido com uma visita desse quilate.
      Sou um grande admirador de todo o teu trabalho pelo escotismo, és um modelo e exemplo para todos nós.
      Tens toda a liberdade para procurar sobre o material que postei e na verdade essa era uma das minhas intenções, que pudessemos aprofundar as informações.
      Obrigado pelo interesse, pelo elogio ao blog e pelo contato. Espero que continue nos visitando e colaborando.

      Sempre Alerta,
      Maurício Roth Volkweis

  4. Boa tarde, Maurício.

    Estava pesquisando sobre a evolução do uniforme escoteiro e acabei encontrando seu blog. Vi que tens bastante informações sobre o assunto e gostaria de te pedir seu contato para obter mais fotos e informações, se puder me passar.
    Sou chefe assistente da tropa escoteira masculina do G.E São José de Vila Formosa (110º) de São Paulo e estou concluindo minha pós-graduação em Gestão de Desing da Industria da Moda e minha monografia será exatamente sobre esse tema (As mudanças do uniforme escoteiro da modalidade básica ao longo dos anos) e estou buscando fontes de pesquisa.
    Agradeço desde já.
    SAPSMP!

  5. Oi Maurício tudo bom?? Hoje procurando um poema escoteiro dei de cara com seu blog….olhando as fotos…falei para mim mesma conheço esse cara. Fomos juntos ao Jamboree da Bolivia. Dá uma olhada no face..Virgínia Helena Haas, de Novo Hamburgo. Grande abraço

    • Oi, Virginia
      Há quanto tempo … Tu era do Barão, junto com o Kasper e o Patê, não era? Se bem me lembro tu esteve em Triunfo no acampamento dos 10 anos do Chama Farroupilha, depois do jamboree da Bolívia. Vou mandar uma foto pro teu email.
      SAPS

  6. Não chame a nova “Vestimenta Escoteira” de UNIFORME é isso que fica gerando confusão na cabeça dos “tradicionalistas” que se dizem contra essa novidade.
    O UNIFORME (tradicional de cor Kaki) continua a ser usado normalmente, a nova vestimenta é “mais” uma opção de traje escoteiro.
    Deu para entender?
    Sérgio Malanconi
    Chefe de Alcatéia 44° GE Ebenézer – SP
    Coordenador do Ramo Lobinho da 8° Área Escoteira de São Paulo

  7. Mauricio, boa tarde

    Buscando na net material p/ meu blog, deparei com seu excelente trabalho parabéns.
    Celso
    Gostaria de comprar um livro dos 25 anos do Chama Farroupilha.

  8. Marco Aurélio Alves Vicente

    Muito bom o seu blog. Vc está de parabéns por manter viva esta chama do Escotismo. Fiz a minha promessa como escoteiro em 1981 e estive no Escotismo até 1990. Retornei este ano. SAPS

  9. Manuel Antonio Mendes Fortes

    Irmão, espero que me sirvas de muita ajuda no envio de noticias e temas de formação
    uma canhota, sempre alerta

  10. Caro amigo, tenho uma pequena coleção de cintos antigos, e gostaria de receber de ti uma cópia do catalogo
    das fivelas, grande abraço

  11. Camille Machado Cirelle

    Olá o Blog é muito legal, sou Camille tenho 10 anos faço parte dos lobinho do grupo escoteiro de manhuassu…muito bommmmmmmmmmmmmm
    Gostaria de saber se você tem email de algum escoteiro ou lobinho do cone do sul, temos uma atividade que precisamos trocar correspondencia e distintivos…

  12. Isabella Longhi Soranso

    Olá sou Isabella tenho 9 anos faço parte dos lobinho do grupo escoteiro Porteira do Rio Grande de Vacaria, Rio Grande do Sul , Brasil.
    Gostaria de saber se você tem algum contato de algum grupo escoteiro de outro pais do cone sul, pois minha alcateia está fazendo a insignia e precisamos trocar fotos com algum outro grupo. Desde já agradeço sua atenção.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: