Jamborees

DSC_0018

VI Jamboree Nacional, Natal (Parnamirim) – RN

 

 

 

jamboree natal

Distintivo oficial do participante

Participação como chefe do subcampo 6, Tourinhos, que abrigava o ramo Sênior e parte do contingente do Chile presente ao evento.

 

Distintivo de participante

Distintivo oficial de atividade do V Jamboree Escoteiro Nacional. O Chama Farroupilha 183 RS formou uma tropa escoteira com Grupo Escoteiro Murialdo, de Gravataí, cada um dos grupos com duas patrulhas escoteiras. Os Sêniores, que eram seis mais um chefe, compuseram uma tropa heterogênea.

Distintivos de alguns contingentes estaduais para o Jamboree Escoteiro Nacional de 2012.

Participação mais recente, este foi o último Jamboree Mundial realizado. Fui Chefe de Tropa e tudo transcorreu de forma muito tranquila, talvez o mais “light” de todos os que já participei. Muito bom. Sugeri que nossa tropa fosse chamada Lino Schiefferdecker e a proposta foi aceita por todos. Afinal, Chefe Lino é uma unânimidade, sinônimo de escotismo neste país. O distintivo mais acima é de participante do evento e o outro é o distintivo do Contingente Brasileiro.

Faiths and Believes – Parte do Jamboree das crenças e religiões que oferecia este distintivo aos que participassem em diferentes oficinas, em diferentes religiões. Muito boa atividade para a paz e compreensão mundial. A proposta da organização sueca que dá nome ao distintivo diz seja um farol.

Também era possivel se inscrever no programa Mensageiros da Paz, com um projeto comunitário sucintamente explicado. Houve uma grande mobilização do Brasil para termos o maior percentual do contingente inscrito.

 Presente confeccionado por dois chefes suecos que realizavam a fundição na hora em um stand no Jamboree da Suécia. Era necessário cuidar quando eles estavam fazendo porque era eventualmente e entrar na fila para ganhar um. Havia uma caixa onde eles recebiam doações espontâneas de distintivos, como forma de agradecimento.

Outro presente oferecido pelos chefes suecos, confeccionado na hora para aqueles que esperassem na fila. Figura de B-P pirografada no couro com um clichê padrão.

Este Jamboree da Suécia possuia um grupo de pesquisadores sobre o evento que trabalhavam aplicando um questionário de avaliação e sugestões. Quem respondia as questões e colaborava com o aperfeiçoamento do evento recebia o distintivo acima. Três membros do Chama Farroupilha (Rafael Umann, Rodolfo Viacava e Tibério Kober) que estavam no IST (International Service Team) trabalharam aplicando os questionários.

A visita ao stand da Áustria e a resposta de um quiz sobre o país também dava direito a uma lembrança da visita, muito interessante.

Anéis de lenço de diversas procedências, que foram trocados em jamborees. Em sentido horário, começando as doze horas, sapatinho holandês para ser usado em somente um dos lados do lenço escoteiro; Delegação da Suécia para o Eurojam; Anel dos escoteiros da Bolívia, com as cores do país que por coincidência são as cores do Grupo Escoteiro Chama Farroupilha 183 RS também; Anel de lenço do Paquistão.

Se for para escolher algum, este foi o melhor. Várias razões: era o do Centenário, na Inglaterra, Gilwell Park no programa, tudo funcionou, etc, etc. Fui Chefe de Tropa e pela segunda vez recebemos uma patrulha de estrangeiros para compor a tropa. Sempre uma responsabilidade maior e um grande voto de confiança da UEB. Desta fez, uma patrulha uruguaia. O lenço amarelo é da cerimônia do amanhecer do escotismo, que celebrou o centenário do movimento. Cada participante deveria colher 100 assinaturas em seu lenço.

O lenço azul era vendido na loja escoteira, comemorativo do centenário do escotismo.

Grande rede de supermercados da Inglaterra, presentes em todo o país e um dos patrocinadores do Jamboree. Ofereciam este brinde, que acabou tendo mil e uma utilidades. Servia para sentar em cima, como leque de abano, como recordações, etc.

Pin oficial do Contingente Brasileiro para o Jamboree do Centenário, 2007.

Um dos melhores Jamborees que já participei, a organização estava impecável. Parabéns a UEB, em particular ao saudoso Eduardo Bello. Fui Assistente de Tropa.

Material do Jamboree Panamericano de Foz do Iguaçu, em sentido horário, iniciando pelas 12 horas, o Manual do Participante, folder de divulgação do evento, dinheiro do jamboree que era o Quati e o talão de vale-alimentação que dava acesso ao refeitório porque toda a alimentação era fornecida pronta.

Nosso primeiro Jamboree Mundial e até hoje a maior delegação do Chama Farroupilha, com 13 integrantes, para um Jamboree. Fui Chefe de Tropa e recebemos uma patrulha de Moçambique como integrante da tropa. Grande responsabilidade e confiança da UEB, no início da comunidade Lusófona.

Massala, fruta típica de Moçambique, presente do chefe Júlio Lança que compunha a tropa conosco. Após seca, é dura como um porongo e utilizada como copo ou para guardar líquidos.

Pin do Contingente Brasileiro para o Jamboree Mundial do Chile.

X Jamboree Panamericano da Guatemala. Fui chefe de tropa e nunca tive tanto trabalho e dificuldades como neste Jamboree, de organização precária. A UEB foi fantástica e montou uma administração paralela para as tropas brasileiras. Após o jamboree, tour em Orlando por uma semana, não sem antes solucionar o caso de uma escoteira da tropa retida pela imigração americana (stress !!!). Quem subisse o vulcão de Pacaya recebia o distintivo acima “Desafio Scout”. Os cinco integrantes do Chama Farroupilha o conquistaram.

O Anel de lenço da direita é do Jamboree Panamericano da Bolívia (distintivo abaixo) e o da esquerda contempla dois jamborees. O Panamericano da Guatemala de 96 e o Mundial do Chile em 1999, com a logo do evento chileno.

Bonés que faziam parte do enxoval do contingente brasileiro para o 9º (Bolívia) e 10º (Guatemala) Jamborees Panamericanos. O amarelo poderia ser usado por todos, mas o azul era somente para os chefes e foi introduzido somente na Guatemala. Cada participante recebeu exemplares extras para troca.

Primeiro evento escoteiro internacional fora do país que participamos, o 9º. Jamboree Panamericano de Cochabamba, Bolivia. Foi realizado entre os anos de 1994 e 1995, com a passagem do Ano Novo lá, no altiplano andino. O contingente gaúcho fretou uma aeronave do Lloyd Aéreo Boliviano para este evento.

Folder de boas-vindas ao evento.

Ticket de compras do caixa do supermercado do Jamboree.

Passagem do Lloyd Aéreo Boliviano, voo charter do contingente gaúcho. Avião lotadíssimo.

Cartão de embarque de retorno, do Aeroporto de Cochabamba para Porto Alegre, vejam a logo no centro LAB Airlines.

Ticket de bagagem, ainda no sistema manual.

Neste comecei minha experiência em jamborees, foi como escoteiro do GE Carajás 73RS, em janeiro de 1986. Participamos com duas patrulhas de escoteiros e duas matilhas, no evento paralelo para o ramo lobinho. Junto com o distintivo, a eficiência recebida na base Caminho Farroupilha. Daqui para frente, não consegui mais parar. Abaixo as fichas de inscrição, individual e por tropa.

  1. Daniel José Vacaro

    o Jamboree da Suécia foi o mais tranquilo, pois a equipe era boa, rsrsrsrsrs

    SAPS
    Vacaro

  2. YO TAMBIEN ESTUVE EN EL JAMBOREE FARROUPILHA EN 1986, ESTABA COMO JEFE DE CLAN. EU TAMBEM ESTIVE NESSE JAMBOREE DE 86, ESTIVE COMO MESTRE PIONEIRO, SOU ARGENTINO E FAZ 25 ANOS QUE MORO NO BRASIL, HOJE SOU CHEFE NO GRUPO 94 PETER W LUND EM LAGOA SANTA, MINAS GERAIS. GOSTEI MUITO DA CHAMA ESCOTEIRA. SEMPRE ALERTA PARA SERVIR, CH . MARIO

    • Olá Chefe Mario !
      Obrigado pela visita. Fico muito feliz em saber que gostou do blog, pois preparo tudo com muito carinho.
      A proposta é compartilhar e trocar experiências e idéias.
      Espero que continue nos acompanhando.
      Um forte canhotaço,
      Maurício

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: