Vida Escoteira

Vida Escoteira

Início da vida escoteira, os primeiros cinco anos, até março de 1987, quando me transferi para o GE Chama Farroupilha 183 RS.

acan1 001-tile

Saída para o primeiro acantonamento de lobinho, não tinha nem o uniforme ainda, com minha mãe e com minha irmã.

 

 

Minha maior conquista como membro juvenil, a Lis de Ouro. No dia da entrega do distintivo, em março de 1987,  fui presenteado com este anel de lenço feito de osso e com uma Lis de Ouro, literalmente. Assim, poderia usar a Lis de Ouro para sempre, mesmo quando deixasse a tropa escoteira. Na face posterior tem gravado a palavra “Iajejê”, que significa “que tudo nos corra bem”. Confesso que na época não entendi muito o significado disto, mas maturidade demora um pouco …

Em 1994, nível Básico de formação e Anel de Gilwell no pescoço. O Diretor do curso confeccionou este quadro em couro pirografado com o nome de todos os participantes, seus grupos escoteiros e os integrantes da equipe. Permanece até hoje exposto nas paredes do campo-escola João Ribeiro dos Santos, no parque Saint-Hilaire.

Parte de campo da Insígnia da Madeira, cursada na páscoa de 1995, dirigido pelo chefe David Crusius e com uma equipe brilhante.

Alunos do curso Avançado, na entrega da camiseta personalizada. Na direita o diretor do Curso, Chefe David Crusius (jaqueta azul) e ao seu lado o Chefe Ronei Castilhos da Silva, membro da equipe.

Foto oficial do curso Avançado 1995, com a equipe de instrutores sentados no banco. Os instrutores homens são, da esquerda para a direita, Ronei Castilhos, David Crusius, Bruno Hoering, Geraldo Tiaraju e Rothchild.

Carta de Agradecimento recebida do Chefe da Delegação Brasileira, Antônio Carlos Hoff, pela chefia de tropa durante o Jamboree Panamericano da Guatemala, 1996.

Insignia da Madeira concluída em 1997, recebida das mãos de Nelson Z. Senna, então Diretor Regional, na sede do Chama Farroupilha.

Colar da Insígnia da Madeira produzido com os carvalhos originais de Gilwell Park, acompanhado do respectivo Certificado de Autenticidade, presente de Dia dos Pais.

 

 

Lembrança da minha segunda visita a Gilwell Park, desta vez em 2007, durante o Jamboree do Centenário.

Agradecimento e lembrança recebidas no tempo que participava da Equipe Regional de Formação do Rio Grande do Sul, oferecida pelo Diretor do Curso de um dos cursos que fiz parte da equipe.

Associado desde 2008 do Centro Cultural da Memória Escoteira

Homenagem da Família Kober, em nome de Tibério Kober, o pin de ouro personalizado e recebido de presente como agradecimento, mereceu lugar de destaque, no topo do chapelão, usado somente em momentos especiais.

Em 2010, é realizado em Triunfo o II AGAARS, Acantonamento Geral das Alcatéias Amigas. Tivemos o privilégio de ajudar a Equipe Regional do Ramo Lobo na execução do evento. Recebi um troféu quando quem merecia todos os agradecimentos é esta equipe maravilhosa, liderada pelo Vladimir G. dos Santos.

Apadrinhamento GE Caiboathe, trabalho gratificante. Quando uma pessoa que foi teu escoteiro, funda um grupo novo em uma cidade onde não havia escotismo, você se sente recompensado, é como um filho que se forma.

As mais importantes honrarias que já recebi. A Medalha de Bons Serviços justamente na festa de aniversário dos 25 anos do GE Chama Farroupilha, foi emocionante. A Medalha de Gratidão por proposta da própria Direção Regional. Nada é mais gratificante que o reconhecimento dos pares.

Membro da Ordem da Flor de Lís

Associação ao Clube COBRAS, Colecionadores Brasileiros de Distintivos Bandeirantes e Escoteiros, em 2012.

DSCN4172

Homenagem do Chama Farroupilha no lançamento do livro “Chama Farroupilha 25 anos de História”, no Teatro União, em Triunfo.

Presente do compadre Tabajar Antônio Carvalho, uma cuia castelhana personalizada. Para a foto, um mate bem cevado.

DSCN7505

No outro lado do desenho da Flor-de-Lis, os dizeres “Chefe Maurício”.

DSCN7502

Presente confeccionado por um artista plástico argentino, presente na Expointer de 2013.

detalhe_83

Membro da Equipe Nacional de Relações Internacionais – ENRI, desde o final de 2013 até abril de 2016.

cuidados bucais

A criação, proposta e aprovação da especialidade de Cuidados Bucais ocorreu em 2013.

 

VI Jamboree Nacional, chefe do Subcampo 6

VI Jamboree Nacional, chefe do Subcampo 6

Após 2 anos como suplente do Conselho Nacional de Administração, quando nos últimos 2 meses atuamos como membro titular.

DSC_1791

 

Agradecimento da Direção Nacional pela participação na Equipe de Relações Internacionais

Agradecimento da Direção Nacional pela participação na Equipe de Relações Internacionais

Serviços ao CAN

Serviços ao CAN

Também pelo mandato de Conselheiro

Também pelo mandato de Conselheiro

 

  1. Enrique Iago Barreto da Silva

    Muito legal esa pagina sobre os escoteiros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: